18.6.10

CARTÃO VERMELHO

Como são chatos os jornalistas comentaristas esportivos que estão cobrindo a copa na tv. Com raríssimas exceções são todos iguais, não dominam a língua portuguesa, se comunicam muito mal, não conseguem analisar um jogo com imparcialidade, e têm o ego inflado. Acima de tudo contribuem para alimentar rivalidades cheias de ufanismos. Basta ouvir o besteirol de comentários depois dos jogos da Argentina para constatar o que acabo de afirmar. Na minha adolescência eu tinha um respeito desgraçado por articulistas de jornais e formadores de opinião em geral, e acreditava em quase tudo que falavam, demorei um pouco para desmitificá-los. Achava que se eles estavam em evidência e tinham espaço na mídia é porque eram corretos e só tinham boas intenções. Com o tempo fui percebendo que não é bem assim,e que existem muitos interesses por trás de suas palavras engajadas. Por outro lado acredito que os profissionais de vinte ou trinta nos atrás eram também melhores preparados, mais estudiosos e menos preocupados com o espetaculo e a auto promoção. Pelos números reduzidos de jornais impressos vendidos (naquela época por exemplo a folha vendia mais de um milhão de exemplares diariamente, hoje se eu não estou enganado são apenas duzentos e cinquenta mil), imagino que a maioria das pessoas “lê” e “ouve” as notícias pela tv, e imagino ainda que esses sujeitos que soltam o verbo na tela são os novos formadores de opinião. Os diretores das TVs deveriam ser mais cuidadosos ao contratarem comentaristas. Queiramos ou não são eles hoje os Paulo Francis ou Flávio Rangel e Nelson Rodrigues da minha época (guardadas todas as proporções, que tristeza meu Deus). Entendo que os profissionais desses meios de comunicação deveriam contratar pessoas bem preparadas, com o mínimo de consciência do alcance de suas palavras. Enfim, vão me dizer que isto é democracia, que se não estou contente devo trocar de canal ou desligar a tv. Não tenham dúvidas, é o que eu faço, prefiro ler qualquer livro a ouvi-los, mas e aqueles que não tem alternativas, para quem a tv é a janela do mundo? Ao menos dêem a eles a oportunidade de ouvir como se fala corretamente a língua mãe.

Nenhum comentário: