19.2.09

MÁQUINA MOEDORA DE SONHOS

Trabalho, trabalho e trabalho, e me pergunto aonde isso me levará? Tenho a sensação de que fui capturado pela máquina moedora de sonhos, e que o próximo passo será não mais me reconhecer por inteiro. Serei pedaços de mim mesmo, disforme, descaracterizado, um punhado daquilo que pensei que um dia seria. Então venha me dizeeeeer o que será, da minha vida... Bom que os feriados do carnaval estão batendo a porta. Não vou para lugar nenhum. Ficarei aqui, juntando partes, me recompondo.

Gostei do livro da Tatiana Salem Levy, o “A chave da porta” ganhador do prêmio São Paulo de Literatura de 2008. Gosto da forma que ela deu ao romance. Das várias histórias narradas sem ordem de chamada, ora a narradora fala de si, ora fala da mãe, da busca, do amor, do passado que interfere no presente e que serve como ponte para todo o romance. Tempos atrás assisti uma entrevista com ela e sua voz (doce) ficou guardada em minha memória. Muitas vezes enquanto lia o livro era sua voz quem me narrava a história. Percebi isso e não me incomodei. Não a conheço pessoalmente, mas sua voz se tornou familiar e ficou registrada. Acho que o livro tem muito dessa sua voz doce, porém certeira.

Os escritores Ivana Arruda Leite e Santiago Nazarian que também escrevem em seus próprios diários ops! blogs, escreveram igualmente sobre a entrevista que o Milton Hatoum deu para a Folha. Sou fã dos dois e gosto do que pensam a respeito do assunto. Não perca um minuto do seu tempo tentando avaliar se o que fazemos é corporativismo de classe ou qualquer outra coisa, é só a coragem de se dizer o que se pensa, mais nada.

Nenhum comentário: