19.9.09

MATISSE NA PINACOTECA II

Ainda sobre a minha visita a Pinacoteca. A instalação/obra da Celéste Boursier me fez lembrar do livro “O culto da emoção” do Michel Lacroix, que comentei aqui que estava lendo. Em um dos ensaios ele fala um pouco sobre ter que recomeçar a cultivar o hábito de contemplar as coisas e tudo o que nos rodeia. Divide a emoção do homem contemporâneo em duas: a emoção-choque e a emoção-sentimento. Contemplar uma obra de arte pode enriquecer o homem interiormente, trazer a ele um diálogo consigo mesmo, e faz parte do que ele chama de emoção-sentimento. As imagens gravadas ficarão na lembrança, o sentimento entra no coração. Já a emoção-choque permanece na superfície, porque não tem continuidade, diminui logo que atinge o pico e outro acontecimento desvie a atenção do indivíduo. Não pude deixar de pensar em muitos dos visitantes presentes na exposição do Matisse. A pressa em absorver uma pintura, como se passar pela exposição fosse uma maratona e não um prazer. Por que é preciso fotografar um quadro com o celular? Ou fotografar o rosto de uma amiga ao lado de um dos quadros? Para que? Talvez porque o sujeito não consiga guardá-lo dentro de si. Por que não é possível passear pela sala de exposição sem falar no celular? Por que deve imediatamente comentar com o outro que está do outro lado da linha sobre suas impressões? Ele chama a emoção choque de prazer sem futuro. No momento da emoção tem-se uma comoção intensa, voluptuosa, mas que não tem registro. Enfim, pensei sobre isso ainda hoje, quase vinte quatro horas depois, mas achei que fosse necessário complementar ao post de ontem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sergio, achamos seu BLOG.
Família Tronca, vamos a ele...

Sergio K disse...

Família Tronca, adorei a visita, apareçam mais vezes. Coloquem os seus galhos para fora!

Cristina Crispin disse...

Muito boa sua observação sobre a pressa em "consumir cultura",gostei do comentário e da dica sobre o livro!
Valeu
Cristina Crispin
www.cristinacrispin.com.br

Sergio K. disse...

Cristina quis saber mais sobre você e visitei o teu site, gostei muito dos seus desenhos! Se e quando fizer uma nova exposição, me avise.

Cristina Crispin disse...

Sérgio,obrigada pela visita ao meu site,é muito gratificante saber que alguém gosta do meu trabalho! Se fizer uma exposição com desenhos,te aviso com muito prazer.
Cristina Crispin
www.cristinacrispin.com.br