2.11.08

RAÍZES.

Para quem não conhece e para quem quer conhecer mais, a exposição da Maria Bonomi na Pinacoteca é uma beleza. Conheço algumas pessoas que torcem o nariz para xilogravuras. Diante das obras da Maria Bonomi tenho certeza que o nariz delas dariam nós e congelariam para sempre. Gosto de quase tudo. Se pudesse comprar uma de suas xilogravuras eu compraria. Adoraria poder conviver com uma delas. Cores, texturas, formas, materiais, até os títulos me agradam. Se você ainda não viu, vá ver, é uma oportunidade rara de ver tanta coisa boa junto e de uma só vez. Vai sair de lá mais rico/a, porque andar entre essas obras faz a gente se sentir acumulando valores.

Aproveitei para passear na Praça da Luz, que está linda e bem cuidada. Um prazer observar as raízes expostas dessas árvores tão velhas. Gostaria muito que a prefeitura fizesse mais praças pelas cidades. Mas quero praças com árvores e bancos para sentar. Não precisam de mais nada. Somente caminhos, árvores e bancos. Não precisam de marquises horríveis e concreto para todo lado, nem arquiteto premiado para desenhá-las. Um jardineiro e um paisagista de cabeça boa e simples dão conta do recado. Praças aproximam os moradores da cidade, fazem o cidadão se sentir agregado ao espaço público. Além disso são ilhas de repouso, respiro e contemplação da natureza.

Saio cada vez menos de casa. Não sei o que acontece. Não, não tenho síndrome do pânico e outras doenças contemporâneas. Gosto de sair para tomar um café, ir ao cinema e voltar logo para o meu canto. Saio, vou e volto, relâmpago. Noto cada vez mais o surgimento de cafés pela cidade. Gosto disso. Dos cafés nas ruas e não em shopping centers. Torço para que alguma livraria decente abra no meu bairro Santa Cecília/Higienópolis. Aqui têm duas ou três, mas deixam a desejar. Não vou dar nomes. Mas são fracas e pouco convidativas, ou dentro dos shoppings e são higiênicas, limpinhas, não há aconchego. Não são gemütlich como eu gostaria que fossem. Sim o livro deve ser comercializado como um produto, mas nem por isso deve-se deixar de atender as necessidades do comprador de livros. A apresentação do livro, o espaço onde ele é oferecido e onde o consumidor circula é importante e deveria ser considerado. A única livraria dentro de shopping que eu conheço e que me agrada é a Livraria da Travessa que fica dentro do Shopping Leblon no Rio. Ainda não fui conhecer a Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim. Não sei quando vou. Esses lugares me intimidam. Tirar o carro, atravessar a cidade, enfrentar trânsito, preço absurdo de estacionamento, e uma lista de coisas que me constrangem que gritam dentro da minha cabeça quando penso em ir até lá, ai que preguiça. Fico por aqui mesmo.

Nenhum comentário: